Foi apresentado oficialmente na passada sexta-feira o programa "Ocupação Científica de Jovens nas Férias", uma iniciativa no âmbito do projecto Ciência Viva, numa cerimónia presidida pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior.



A cerimónia teve lugar no Centro de Neurociências de Coimbra e contou com a presença de 17 estudantes de 9 Escolas Secundárias que durante duas semanas terão a oportunidade de conhecer e trabalhar ao lado dos investigadores desse laboratório.



O programa "Ocupação Científica de Jovens nas Férias", coordenado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, proporciona aos jovens uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica, através da participação em estágios de curta duração em laboratórios públicos e privados e em centros de investigação.



Ao todo, a iniciativa, que se iniciou no final do mês de Junho e que se prolonga até Setembro, inclui a realização de 197 estágios nas mais variadas áreas científicas assegurados por 52 instituições e terá a participação de 770 alunos oriundos de todo o país.



Além deste programa, o Ciência Viva está a disponibilizar outros idênticos com o objectivo de ocupar as férias dos jovens portugueses com actividades na área científica. Outra dessas actividades é o "Ciência Viva no Verão" que inclui quatro variantes: "Astronomia no Verão", "Geologia no Verão", "Biologia no Verão" e "Ciência Viva com os Faróis". Esta iniciativa consta de passeios científicos e observações guiadas por geólogos, biólogos, astrónomos e faroleiros ao que de mais interessante cada uma das áreas tem para oferecer.



Notícias Relacionadas:

2002-05-10 - Pavilhão Atlântico acolhe sexta edição do Fórum Ciência Viva