A cimeira da União Internacional das Telecomunicações (UIT) esteve interrompida durante duas horas por causa de um ataque hacker que deixou o site da iniciativa offline. A maior parte das 193 delegações com presença na cimeira ficaram sem acesso aos conteúdos que estavam a ser discutidos na reunião.

Segundo relata a BBC, a organização do encontro internacional disse que grupos de hackers reivindicaram o ataque, sem fazer referência a um grupo em específico. O ataque causou alguma "frustração" entre os representantes diplomáticos, mas a situação foi contornada graças à partilha de ficheiros por parte de algumas delegações que conseguiram aceder aos conteúdos atualizados da reunião.

O secretário-geral da UIT, Hamadoun Toure, condenou o ataque ao considerar como irónico o facto de que aqueles que lutam pela liberdade da Internet o fazerem através do condicionamento dos outros no acesso à rede.

O encontro que está a decorrer no Dubai está a ser marcado pela ideia de uma organização poder vir a regular mundialmente a Internet. A Google já se mostrou contra esta possibilidade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico