Um estudo comissionado pela Fujitsu concluiu que a falta de confiança gerada pelo aumento de ataques de phishing aos sites bancários podem conduzir à introdução de sistemas de identificação biométrica, no sentido de garantir uma maior segurança. Segundo o estudo, um em cada três cidadãos entende que os bancos deviam adoptar a tecnologia biométrica como forma de combate às fraudes.

Os ataques de phishing que pretende roubar informação de acesso a sites bancários estão a tornar-se mais frequentes e todos os anos dão milhares de euros de prejuízos à banca, sendo somados a outros problemas no controle de acessos, como a duplicação de cartões de crédito e o roubo dos códigos pessoais.

No Japão, já estão a ser testadas caixas Multibanco baseadas em tecnologia biométrica. Através de um algoritmo proprietário da Fujitsu é criado um padrão dos vasos sanguíneos da palma da mão, sendo depois efectuado um scan e verificado se os dados são compatíveis com os arquivados na base de dados. Para quem receia problemas de higiene ou de reprodução das impressões digitais, o sistema pode fazer a leitura sem ser necessário o contacto físico.

A mesma pesquisa concluiu que o recurso aos sites bancários está a diminuir. Cerca de 29 por cento dos inquiridos (num universo de mil) desistiram de usar o serviço online devido às susceptibilidades que o mesmo oferece. "O Reino Unido tem de se basear na experiência das instituições financeiras de todo o mundo, se quiser reduzir a fraude bancária. A segurança biométrica pode ser usada para reforçar a confiança do cliente", comentou Ann Hosford, manager de desenvolvimento de negócio dos serviços financeiros da Fujitsu Services.

Notícias Relacionadas:

2005-04-26 - CGD alerta clientes para tentativa de ataque phishing

2005-04-22 - Acesso residencial a sites bancários cresce ligeiramente em Março

2005-03-10 - Crimes de phishing realizados em Portugal aumentam de forma substancial em 2004