A Skype está a avisar os seus utilizadores para a existência de um novo worm que circula através da aplicação de IM do seu serviço. O código malicioso apresenta-se através de uma mensagem instantânea inclui um link e identifica-se com um contacto da potencial vítima no serviço, ou usando o nome de um utilizador desconhecido.



O link contido na mensagem e ilustrado com diferentes tipos de frases já detectadas parece conduzir a um ficheiro JPEG com uma fotografia, mas na verdade quando aberto desencadeia a instalação de um ficheiro que acede a todos os contactos guardados pelo utilizador no serviço de telefonia sobre IP.



As máquinas infectadas enviam mensagens instantâneas idênticas para outros contactos em agenda, propagando assim o worm de forma involuntária.



A Skype aconselha os utilizadores a não abrirem o link caso recebam uma mensagem deste tipo e acrescenta que duas empresas de segurança já actualizaram os seus sistemas de protecção para prevenir esta ameaça, entretanto identificada por W32/Ramex.A.




Notícias Relacionadas:

2007-08-16 - Problema técnico no Skype impede utilizadores de efectuarem chamadas