A Amazon começa hoje a disponibilizar os seus serviços de computação na nuvem também nos países da União Europeia, anuncia a empresa num comunicado online.

A Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC), que agora fica disponível também na Europa, destina-se a fazer a ponte entre as infraestruturas de TI de uma empresa e os serviços baseados na Web da Amazon (Amazon Web Services), permitindo a utilização destes pelas empresas europeias.

A ligação é feita através de uma Virtual Private Network (VPN) e permite o acesso a uma série de recursos computacionais alojados na nuvem da Amazon, garantindo a sua integração com os recursos de segurança já usados nas empresas, tais como firewalls e sistemas de detecção de intrusões.

Até à data os serviços de cloud computing da Amazon apenas estavam disponíveis para os clientes localizados nos Estados Unidos, mas, segundo um dos responsáveis da Amazon, a solução registava grande interesse junto das empresas europeias, que se queixavam por não poder usar o recurso.

"Desde o lançamento da Amazon VPC nos EUA, o Outono passado, que os clientes europeus pedem a disponibilização do serviço na Europa", afirma Adam Selipsky, vice-presidente da Amazon Web Services.

A oferta da Amazon permite que os clientes definam isoladamente o conjunto de serviços AWS a que pretendem aceder - através de uma ligação VPN com encriptação IPsec, sendo-lhes possível, recorrendo a APIs, criar as suas redes isoladas, definir o endereço de IP que pretendam e activar os serviços EC2 da Amazon nessa rede. Depois, é criada uma VPN para fazer a ligação entre os recursos baseados na Web e as infraestruturas de TI das empresas. O tráfego é monitorizado com recurso às ferramentas de segurança da própria empresa.

A Amazon destaca ainda como vantagens do serviço a inexistência de contratos de longo termo, de consumos mínimos ou investimentos iniciais, sendo que os clientes apenas têm de pagar pelos recursos que usem, como acontece já em geral nas soluções de cloud computing.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.