O site do jornal inglês The Times perdeu dois terços dos utilizadores habituais desde que começou a cobrar pelo acesso aos conteúdos online, contando actualmente com apenas 33 por cento dos visitantes que tinha antes de introduzir o pagamento por PayPal.
A queda de 66 por cento no número de visitantes fica, ainda assim, aquém dos 90 por cento estimados por alguns especialistas, embora o valor actual possa estar ainda a beneficiar do desconto oferecido a título de lançamento - podendo o cenário agravar-se depois.
A informação é avançada pelo The Observer, com base nos últimos dados do Experian Hitwise, um serviço que monitoriza o tráfego online. De acordo com esta fonte, depois da adopção dos mecanismos de pagamento electrónico, a 2 de Julho, o número de visitas do site caiu para 33 por cento do tráfego registado antes do início do período de pré-registo para acesso ao novo modelo.
Segundo explicam, a maior parte dos "abandonos" ter-se-á dado logo quando o site começou a pedir aos utilizadores que se registassem para aceder aos conteúdos, preparando a plataforma para a cobrança a entrar em vigor na fase seguinte. Na altura, as visitas caíram logo 58 por cento.
As intenções de passar a cobrar pelo acesso aos conteúdos do The Times e do Sunday Times, ambos do grupo News International, tinham sido anunciadas pelo director da companhia, Ruper Murdoch, ainda durante o ano passado - contrariando outra "corrente", seguida por alguns meios, que defende a aposta na publicidade como forma de garantir a sustentabilidade do jornalismo na Web.
Nota da Redacção: Foi corrigida uma gralha no nome PayPal e feita uma clarificação em relação ao modo de pagamento.
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