O alerta é da polícia espanhola, mas o perigo de fraudes com códigos QR pode acontecer em qualquer lugar e todos os avisos são essenciais. Em Espanha, os parquímetros estão a ser utilizados em novos esquemas de fraude, permitindo aos criminosos ter acesso a dados bancários dos condutores mais distraídos que procuram estacionar.

Como explica o Lavanguardia, a Polícia Nacional diz que os burlões aproveitam-se do sistema de pagamento através da leitura do código QR para aceder aos dados bancários dos utilizadores. Ou seja, são coladas etiquetas que emitam as originais, mas o código QR é alterado, conduzindo quem quer pagar o estacionamento para uma página fraudulenta onde são solicitadas informações bancárias.

Burla código QR parquímetros
Burla código QR parquímetros Burla código QR parquímetros Créditos: Polícia Nacional espanhola

A policia pede que os condutores tenham maior atenção quando vão utilizar o código QR do parquímetro, verificar se este não apresenta sinais de que foi adulterado. Deve também ter atenção à página para onde é direcionado, se realmente é do operador do parquímetro ou outro endereço “parecido”. Caso desconfie que o código foi alterado, não faça scan ao mesmo e alerte as autoridades, fazendo a denúncia.

Códigos QR podem esconder ligações maliciosas. O que fazer para se proteger?
Códigos QR podem esconder ligações maliciosas. O que fazer para se proteger?
Ver artigo

De lembrar que tem sido registado um aumento das práticas conhecidas como Quishing, ou seja, a partilha de links de phishing através de códigos QR. A Check Point Research já tinha chamado a atenção para a prática de ações maliciosas através dos códigos. E deu o exemplo de uma grande empresa de energia dos Estados Unidos que foi vítima de um ataque de Quishing. Números de final de 2023 davam conta de um aumento de 587% deste tipo de ataques.

A facilidade e comodidade em usar a câmara do smartphone para ler estes códigos QR tem vindo a aumentar a sua utilização, uma forma simples das empresas comunicarem com clientes ou em campanhas de marketing. Nos mais recentes dados da Statista, o mercado de transações através de códigos QR tem vindo a crescer gradualmente desde 2020.

A tecnologia é sobretudo popular na China e outros mercados asiáticos, que representa 2,37 mil milhões de dólares em transações via códigos QR. O mercado global vale atualmente 2,71 mil milhões de dólares, sendo pouco significativo no ocidente. Os restaurantes e bares são os negócios que mais aderem a este tipo de sistemas de pagamento mobile.