Na sexta-feira uma notícia avançada pelo The Guardian dava conta de um antigo colaborador da Microsoft que reviu milhares de áudios dos serviços da Microsoft na sua própria casa, o Skype e a Cortana, para se certificar de que os softwares de transcrição das plataformas estariam a funcionar de forma adequada. A reação da gigante tecnológica surgiu no mesmo dia, garantindo que atualmente as chamadas pelo Skype são transcritas em "instalações seguras num pequeno número de países” e que a China não faz parte dos "escolhidos".

Alexa, Siri e Google Assistant sob investigação por abuso de privacidade. Saiba como apagar registo
Alexa, Siri e Google Assistant sob investigação por abuso de privacidade. Saiba como apagar registo
Ver artigo

Ao jornal britânico o antigo colaborador da empresa, que na altura vivia em Pequim, explicou que transcreveu chamadas de Skype sem medidas de cibersegurança, nomeadamente no que diz respeito a possíveis interferências do governo chinês ou de hackers. Para além disso, garantiu ainda que analisou milhares de gravações de áudio do Skype e da Cortana no seu computador pessoal de sua casa durante dois anos.

De acordo com a informação divulgada pela fonte anónima, este colaborador não terá sido o único a fazê-lo. Os trabalhadores que fizeram parte do programa de revisão terão acedido aos áudios através de uma aplicação web num navegador Chrome na China, e com um "simples username e uma password", no caso da assistente digital Cortana, cuja app vai ser descontinuada já a partir do dia 31 de janeiro. O que significa que, “hipoteticamente”, o log in poderia ser partilhada com qualquer pessoa, explica.

O antigo colaborador da Microsoft garante que ouviu "todo o tipo de conversas invulgares", incluindo potenciais conversas de violência doméstica

No mesmo dia em que a notícia do The Guardian surgiu a público, um porta-voz da Microsoft explicou ao The Verge que os clips de áudio a que os colaboradores têm acesso para revisão têm uma duração de dez segundos, ou menos, "e ninguém revendo esses áudios teria acesso a conversas mais longas". "Sempre divulgámos isso aos clientes e funcionamos com os mais altos padrões de privacidade estabelecidos em leis, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados, na Europa", acrescentou.

Colaboradores a reverem conversas já é um “hábito”. Mas há empresas de "peso" que suspenderam essa prática

Relatos de que o Skype estaria a usar colaboradores para rever conversas pessoais dos utilizadores foram reportados pela primeira vez em agosto de 2019 pela VICE. Na altura, os termos de serviço da plataforma garantiam que a plataforma analisava chamadas para melhorar os serviços de plataformas de chats, mas não esclareciam de que forma. Pouco tempo depois, a Microsoft revelou que o fazia através de trabalhadores humanos, e não através de tecnologia, com vários concorrentes de peso a contrariar a tendência e a garantirem que suspenderam esses programas de revisão.

Google Assistant fica "surdo" para rever práticas. Apple na mira também tapou "ouvidos" da Siri
Google Assistant fica "surdo" para rever práticas. Apple na mira também tapou "ouvidos" da Siri
Ver artigo

Em agosto a Alexa, a Siri e o Google Assistant começaram a ser investigadas por reguladores e legistadores nos Estados Unidos e na Europa, por questões de violações de privacidade. Entretanto, tanto a Google como a Apple suspenderam os seus programas que recorrem a humanos para reverem gravações de áudios nos seus assistentes virtuais Siri e o Google Assistant, que desde novembro de 2019 que fala português, de Portugal.