Com o lançamento de uma nova versão do Google Shopping no mercado norte-americano chega também uma nova funcionalidade da aplicação de reconhecimento de imagens da gigante da tecnologia para os seus utilizadores nos Estados Unidos.

O Google Lens tem agora uma função desenvolvida a pensar em quem precisa de inspiração para garantir que as suas "fatiotas" estão sempre estilosas. De acordo com Kelly Schaefer, Product Manager na Google Lens, numa publicação no blog da empresa, ao apontar a câmara para uma peça de roupa, por exemplo numa loja, a aplicação irá depois pesquisar informações online para dar uma série de sugestões de como a combinar com outros itens.

A aplicação promete também dar uma nova vida às roupas que os utilizadores têm esquecidas em armários ou gavetas. Ao fotografar peças mais antigas a aplicação procurará na Internet exemplos de como estas foram usadas por outras pessoas.

O Google Lens já funcionava como uma espécie de Shazam para fotografias, reconhecendo objetos que estejam na composição da imagem através do um sistema de inteligência artificial utilizado no Google Photos. Em 2018, a aplicação ganhou uma funcionalidade que permitia aos seus utilizadores saber onde comprar objetos como mobílias, roupas e acessórios que fotografara.

O lançamento da nova funcionalidade do Lens enquadra-se na aposta da empresa da Alphabet na área do comércio eletrónico. De acordo com a Tech Crunch, a nova versão do Google Shopping quer ser a rival da Amazon, disponibilizando o acesso a mais de 1.000 lojas online e físicas, assim como uma página de início personalizada, tendo em conta os hábitos de compras do utilizador.