As vendas realizadas através de Internet nos Estados Unidos, durante o período do Natal superaram todas as estimativas crescendo cerca de 28 por cento, face aos números obtidos no ano passado. Para o crescimento contribuíram sobretudo os produtos de electrónica e informática como o iPod, os PCs e as consolas de jogos, mas também produtos tipicamente procurados no mundo offline.




Os resultados foram divulgados pela ComScore Networks que fixa as vendas realizadas através deste canal, até meados da semana passada, em 13,5 mil milhões de dólares. O valor supera a sua própria previsão de crescimento que apontava para um intervalo entre os 23 e 26 por cento, face a 2003.




Os números surpreendem as empresas de estudos de mercado que tendo por base as transacções registadas até meio de Dezembro apontavam para um crescimento a tocar o valor mais baixo do intervalo de crescimento estimado. As explicações apontadas para este revés passam pelo facto de muitas lojas online terem este ano alargado o período durante o qual aceitam encomendas, arriscando vender até dias mais próximos do Natal, explica a C|Net que divulgou o estudo.



A mesma fonte refere a importância de estratégias de marketing e comunicação melhor direccionadas ao público alvo e o redesenho de alguns dos sites mais populares, agora com navegação mais fácil para o utilizador.




Para o comprovar os números da ComScore revelam que no fim-de-semana anterior ao Natal as vendas online aumentaram 57 por cento, comparativamente aos números do ano passado.




A empresa de monitorização da Internet detectou ainda que os internautas americanos este ano estenderam o leque de compras efectuadas através da Internet, com um aumento significativo (mais de 40 por cento) nas vendas de produtos para a casa e jardim, bens de consumo e flores.




Os principais beneficiários deste crescente interesse pelo canal Internet foram a eBay e a Amazon. A segunda atraiu 20 milhões de visitantes em cada uma das duas primeiras semanas de Dezembro, enquanto a eBay recebeu 31 milhões de visitantes.





Notícias Relacionadas:

2004-12-24 - Hábitos de compra online no Reino Unido aproximam-se dos Estados
Unidos


2004-11-16 - Receitas do comércio online na Europa aumentam este Natal e
superam EUA

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.