Portugal está a crescer acima da média europeia no que diz respeito a comércio eletrónico, conforme mostram as conclusões finais do mais recente Relatório de eCommerce B2C da eCommerce Europe Association, realizado pela eCommerce Foundation e divulgado pela ACEPI.

O estudo é relativo a 2015 e, de uma forma geral, mostra que Portugal demonstrou um crescimento de 15,7% no comércio eletrónico em 2015 face ao ano anterior, quando a média europeia é de apenas 13,3%. Esta informação vem confirmar os dados preliminares do estudo, lançados em maio.

Isto significa que em todos os países da Europa foram movimentados cerca de 455,3 mil milhões de euros em comércio eletrónico nesse ano, sendo que em território português este volume de negócios é de 3,3 mil milhões de euros.

O mesmo valor relativo ao grupo dos 28 da União Europeia é de 407,4 mil milhões, ao passo que o top 3 de países no indicador é composto por Reino Unido, França e Alemanha, com volumes de vendas online cifrados em 157, 65 e 60 mil milhões de euros, aproximadamente.

É ainda indicado que, entre os 8,7 milhões de portugueses com idade superior a 15 anos, 70% são utilizadores da internet (6,1 milhões de pessoas). Entre este universo, 3,5 milhões são efetivamente compradores online (35%).

Em termos de previsão para 2016, espera-se que as vendas online ultrapassem os 510 mil milhões de euros em toda a Europa. O otimismo generalizado e presente no relatório confirma-se ainda pelos 598 e 660 mil milhões de volume de negócio do género previsto para 2017 e 2018, respetivamente.

O relatório agrega todos os números referentes ao comércio eletrónico europeu, incluindo as vendas on-line, o número de compradores pela Internet e a participação do comércio eletrónico no PIB. Pode consultar a versão mais curta gratuitamente no site Ecommerce Wiki, mediante registo.