A Comissão Europeia (CE) acaba de lançar um portal na Internet sobre a cultura europeia que reúne conteúdos provenientes de várias fontes de informação, de fácil acesso e gratuito. O site, que é já considerado como uma importante ferramenta no sector cultural do espaço económico, foi apresentado em Salamanca – Capital Europeia da Cultura 2002 – por Viviane Reding, membro da CE com especial responsabilidade na área da educação e cultura.
De salientar que este portal encontra-se disponível em cinco línguas: alemão, inglês, francês, espanhol e italiano. Curiosamente, a língua portuguesa não foi uma das seleccionadas, embora o link para o Ministério da Cultura nacional esteja presente.
O lançamento decorreu na reunião informal dos ministros da Cultura, que teve lugar em Salamanca, e na opinião de Viviane Reding este portal, denominado "Europe and Culture", vai dar mais visibilidade às acções encetadas por diversos departamentos da Comissão Europeia e que até aqui não eram conhecidas.
No site vão estar presentes todas as actividades culturais que serão apresentadas por tipo de acção – regulação, cooperação e relações internacionais – e por tipo de actividade – música, dança, teatro e herança cultural –, informações sobre fundos europeus e links para os Ministérios da Cultura e outros portais dos Estados-membros e de países associados.
Este projecto pretende assim tornar-se num site de referência para todos aqueles que estão ligados à cultura, desde os cidadãos, aos Estados-membros, passando pelas instituições europeias e pelo próprios Ministérios da Cultura.
Notícias Relacionadas:
2002-01-18 - Biblioteca Nacional Digital online a partir de 1 de Fevereiro
2001-07-23 - UNESCO patrocina projecto russo de arquivo online
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários