Em mais uma iniciativa destinada a promover a utilização das plataformas electrónicas no relacionamento entre os Governos dos Estados membros e os cidadãos da União Europeia, a Comissão Europeia anunciou na sexta feira passada um novo programa, que recebeu a designação de IDABC.



O anúncio foi realizado durante uma conferência que reuniu mais de 250 participantes dos 25 Estados membros. Na mesma ocasião foi apresentado o projecto da futura infra-estrutura técnica dos serviços de eGov para a Europa.




O IDABC (Interoperable Delivery of European eGovernment Services to public Administrations, Business and Citizens) é gerido pela Direcção geral das empresas e indústria e pretende promover a eficiência e colaboração entre as administrações públicas. O IDABC emite recomendações, desenvolve soluções e fornece serviços que permitem às administrações europeias comunicar electronicamente e oferecer serviços modernos às empresas e cidadãos. Existe igualmente uma linha de financiamento para projectos nesta área.




"As empresas e os cidadãos estão no centro da estratégia para os novos serviços de eGovernment da União Europeia. Para revitalizar a agenda de Lisboa temos de modernizar os serviços públicos que eliminam a burocracia excessiva", afirma Günter Verheugen, vice-presidente da Comissão Europeia em comunicado.



A Comissão apresentou ainda o portal "Your Europe", considerado o primeiro passo para a nova geração de serviços de Governo electrónico. O portal simplifica o acesso à informação e serviços para os cidadãos e empresas móveis que pretendem garantir o acesso e tirar o melhor partido das oportunidades de pertencerem à EU.

Notícias Relacionadas:

2005-02-18 - Utilização de Serviços públicos electrónicos aumenta junto de empresas e particulares