O vice-presidente da Comissão Europeia afirma que é preciso encontrar rapidamente um consenso no que toca à implementação da estratégia europeia para o Mercado Único Digital. Andrus Ansip acredita que eventos como o Web Summit são essenciais para promover os pilares sobre os quais esta estratégia assenta.

Durante uma das primeiras intervenções da edição deste ano do Web Summit, o responsável por concretizar a estratégia do Mercado Único Digital da União Europeia começa por realçar que 2016 foi o primeiro ano em que os europeus puderam realmente sentir que podiam utilizar os seus telemóveis noutros países da comunidade europeia, devido aos cortes aplicados ao nível das sobretaxas de roaming e à instauração de uma política de “utilização responsável”.

O comissário europeu avançou que para que o Mercado Único Digital possa ser devidamente implementado é preciso que exista consenso entre os vários Estados-membros da UE, algo que até agora ainda não se conseguiu alcançar.

Ele referiu também que existem discrepâncias significativas no que toca à intensidade de consumo de dados móveis, pelo que uma solução “one size fits all” não é vista com bons olhos por todos os membros da União.

Segundo Andrus Ansip é preciso que as negociações entre os vários países cheguem a uma conclusão o mais rapidamente possível, mas acrescenta que é “ainda é muito cedo para se conseguir encontrar um equilíbrio”.

Acompanhe tudo o que se passa no Web Summit aqui e veja as várias imagens “por dentro” do evento registadas pela equipa do TeK.