A aquisição de produtos ou serviços através da Internet já cativou cerca de 945 mil indivíduos, um valor correspondente a 27,5 por cento do total de internautas com mais de 14 anos residentes no Continente. Os resultados do Bareme Internet da Marktest revelam que a opção pelas compras online é mais comum entre os indivíduos do sexo masculino, com perto de 35 por cento dos inquiridos a assumirem já ter adquirido bens e/ou serviços através da Internet.



Entre as mulheres as compras na Internet não têm tanto sucesso, representando pouco mais de 15 por cento do total de compradores online. Já na distribuição por idades foi a faixa etária 25-34 que se destacou com 34,2 por cento dos inquiridos a responderem afirmativamente à questão, enquanto o grupo etário dos 35 aos 44 anos ocupa o segundo lugar da tabela, com um peso de 32,7 pontos percentuais.



Os inquiridos residentes no sul do país destacaram-se bastante da média nas aquisições, com perto de 50 por cento dos utilizadores a afirmarem já ter utilizado a Web para efectuar as suas compras. O Grande Porto e a Grande Lisboa, ocupam o segundo e o terceiro lugar da tabela, respectivamente, com valores que não ultrapassam os 35 por cento.



É entre os indivíduos das classes sociais mais elevadas que se regista uma maior taxa de aquisição de produtos e/ou serviços através deste meio, sendo a classe social alta a que mais se destaca, com 41,7 pontos percentuais.



Da mesma forma os inquiridos pertencentes aos quadros médios superiores apresentam um distanciamento significativo face aos restantes grupos da mesma variável, com cerca de 42 por cento de repostas positivas à questão.



Os dados do Bareme Internet revelam ainda que as lojas online contam com a visita de 868 mil portugueses, embora apenas 459 mil costumem comprar na Web. A proporção é semelhante na área dos leilões, onde apesar de existirem 449 mil internautas que têm por hábito a visita a estes sites apenas 135 mil efectuaram a compra de produtos.

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