Com o número de utilizadores de Internet a crescer e a familiaridade com as compras online a aumentar não é de estranhar que todos os anos se quebrem recordes de aquisição na Internet, apesar da conjuntura económica de crise a nível global. Segundo a comScore, nos Estados Unidos a época festiva voltou a ter saldo positivo para os comerciantes online e pela primeira vez foi ultrapassada a barreira dos 42 mil milhões de dólares em compras.

A empresa de análise de mercado já tinha apontado um crescimento de 16% na época festiva, mas agora, encerrados os balanços de novembro e dezembro, os números são mais conclusivos.

Apesar de ter sido ultrapassado o valor de 42 mil milhões de euros de compras, o crescimento acabou por se saldar em apenas 14% face ao ano de 2011, ficando abaixo das expetativas da comScore que tinha apontado para um aumento de 16% e vendas na ordem dos 43,4 mil milhões.



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A previsão tinha sido feita com base num inquérito, mas a crise económica que também afeta os Estados Unidos acabou por pesar mais nos números finais, especialmente com a ameaça do “abismo fiscal” que pairava sobre as contas do país.

Ainda assim, os dias de compras tradicionalmente mais fortes apresentaram fortes crescimentos face ao ano anterior, mantendo-se a Cyber Monday como a principal referência para as compras na Internet.




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Na Cyber Monday, assinalada este ano a 26 de novembro, foram gastos quase 1,5 mil milhões de dólares online, num crescimento de 17%. O segundo dia mais forte foi o Green Monday, a 10 de dezembro, com os norte americanos a comprarem online produtos e serviços num valor acima de 1,3 mil milhões.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico