
Cada vez mais, o mercado de segunda-mão ganha destaque no universo dos smartphones e os dados mais recentes da IDC, relativos aos primeiros três meses deste ano, mostram isso mesmo.
À medida que o preço dos dispositivos novos aumenta e que a incerteza das tarifas aduaneiras dos Estados Unidos faz antecipar aumentos ainda maiores, cada vez mais utilizadores optam por equipamentos em segunda-mão.
Dados divulgados pela consultora mostram que a taxa de crescimento dos equipamentos expedidos para as lojas desde o início do ano passado tem vindo a diminuir tanto no que se refere a equipamentos novos como usados, mas tem caído mais novos equipamentos novos. No final de março essa taxa de crescimento era residual para equipamentos novos e crescia 4% no mercado de usados.
Os mesmos dados mostram uma subida mais expressiva no preço médio de compra dos equipamentos novos, face aos equipamentos usados: 474 vs 264 dólares. Há três anos, no primeiro trimestre de 2022, a relação era esta: 390 vs 228 dólares.
Veja as imagens
“Com o aumento dos preços dos novos smartphones, a procura de dispositivos usados aumentou, fazendo subir também os seus preços médios de venda. Esta tendência sublinha a forma como a política comercial pode repercutir-se nos mercados secundários, alterando a dinâmica dos preços e as preferências dos consumidores”, destaca Diogo Santos, analista da IDC, numa nota publicada pela empresa no LinkedIN.
A IDC acredita que a escalada no preço dos equipamentos novos vai continuar a influenciar as decisões de compra dos consumidores, alterando comportamentos e fazendo aumentar a procura de dispositivos de gamas de preço mais baixas, mas também de modelos em segunda-mão, pela grande poupança que representam.
A consultora já tinha revisto em baixa as previsões de vendas para o mercado de smartphones este ano. Primeiro antecipou um crescimento de 2,3%, depois ajustou a estimativa para 0,6% e um total de 1,24 mil milhões de unidades vendidas.
E não foi a única. A Counterpoint também começou por prever que as vendas de equipamentos iam crescer 4,2% em 2025. A estimativa revista e comunicada no início do mês, aponta agora para um crescimento de 1,9%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários