Três dos treze computadores responsáveis pela gestão do tráfego global de Internet sofreram esta terça-feira um ataque ainda com objectivos desconhecidos. O problema fez lembrar o mais violento ataque de sempre à Internet, realizado em 2002, que afectou todos os computadores alocados à gestão do tráfego internacional.



De acordo com especialistas, o novo ataque é descrito como poderoso, mas em menor escala, e terá durado pelo menos 12 horas, durante as quais o tráfego de Internet atingiu picos pouco vulgares, com grandes volumes de informação a circular, mas pouco sentidos pela maioria dos utilizadores, relata a Associated Press.



Desde a realização do bem sucedido ataque registado em 2002 foram tomadas várias medidas que aumentassem a resiliência da Internet e garantiram a distribuição por vários pontos do globo dos dados críticos.



A tentativa de ataque já foi confirmada pelo Departamento de Segurança do Governo norte-americano que reconheceu a existência de volumes anormais de informação mas que considera não haver, com as informações disponíveis no momento, razão para acreditar numa ameaça eminente.



Sem uma justificação oficial para a tentativa de ataque as autoridades americanas supõem que a acção pudesse ter tido como alvo a empresa que opera os servidores de tráfego da Internet, entre outros, com o sufixo .org, a UltraDNS.



Notícias Relacionadas:

2002-11-07 - Servidores da infra-estrutura básica da Internet transferidos para prevenir ataques

2002-10-24 - Ataque aos servidores da Internet deverá ter tido origem fora dos EUA