Uma página de uma comunidade alojada no Orkut deu a inspiração a um grupo de jovens de Vale de Cambra que estaria a planear um suicídio colectivo. A notícia foi hoje publicada pelo Diário de Notícias que adianta que um dos jovens já teria praticado a automutilação instigado pela mesma comunidade social online.
Os jovens têm entre 12 e 14 anos e residem em Vale de Cambra. A denúncia da intenção de suicídio colectivo surgiu de um desabafo de um dos menores que em conversa com uma amiga terá revelado a intenção. Esta amiga terá depois falado com a mãe que alertou a PSP de Aveiro.
A investigação policial levou à identificação da página da comunidade onde os jovens se teriam inspirado, tendo sido alertado o Ministério Público e também a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, que recebeu a informação ontem ao final da tarde e terá reunido de emergência na sequência deste alerta.
A maioria dos jovens envolvidos nesta comunidade frequentava a Escola Secundária de Vale de Cambra mas foram identificados outros membros portugueses e também brasileiros, de onde provém a maioria dos utilizadores do Orkut, uma rede social detida pela Google.
Várias entidades têm vindo a lançar alertas para o crescimento dos conteúdos violentos na Internet e também o apelo ao suicídio, uma prática que foi muito denunciada no Japão nos últimos anos depois de alguns jovens se terem suicidado, planeando e transmitindo o acto pela Internet.
Notícias Relacionadas:
2007-11-07 - Franco Frattini propõe medidas conta o terrorismo online
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários