Mais de 1,4 milhões de portugueses acedem a sites de comunidades virtuais, indica a Marktest referindo que este número perfaz 17,1 por cento do universo composto pelos residentes no Continente com mais de 14 anos.

Os estudantes são os principais utilizadores deste tipo de plataformas (57 por cento), cujos acessos já constituem a principal actividade realizada online na área do entretenimento e lazer.

Segundo a empresa de estudos de mercado, 59,9 por cento dos jovens entre os 15 e os 17 anos visitam redes sociais e comunidades virtuais. A seguir a estes, só mesmo os jovens com idades entre os 18 e os 24 anos conseguem superar os 50 por cento no que se refere a número de utilizadores daquele tipo de canal.

Tal como já foi aqui mencionado, as comunidades virtuais são o principal atractivo dos internautas nacionais no que se refere a entretenimento e lazer (17,1 por cento). Ouvir música é a segunda actividade mais observada, atraindo mais de um milhão de utilizadores (13,2 por cento), seguida de downloads de músicas (12,4 por cento), jogos online (11,7 por cento), marcar viagens ou alojamentos online (10,3 por cento), downloads de filmes (6,2 por cento) e de jogos (6,1 por cento).