Começa hoje a emissão de uma série de seis programas no âmbito da Iniciativa PT Escolas. A Aventura do Conhecimento - SAPO Challenge RTP (designação do programa), corresponde à fase final do concurso PT Escolas, um projecto da Portugal Telecom que visa garantir um maior envolvimento dos jovens e educadores para a utilização da Internet enquanto ferramenta educativa.

O novo programa será emitido durante seis semanas, e a final está marcada para 2 de Julho, o dia em que é conhecida a equipa vencedora, que ganha primeira Escola do Futuro PT. Nesta fase do concurso participam 34 equipas provenientes das eliminatórias da iniciativa cujo processo de selecção envolveu 18 distritos e as duas regiões autónomas, num total de 1600 escolas.

A Escola do Futuro vai receber computadores portáteis para todas as salas de aula, que por sua vez, vão ter smart boards (quadros interactivos) e acesso em banda larga por rede fixa e Wi-Fi. A PT dotará esta escola de servidores de email e de um sistema de Gestão Escolar, para além de um portal e uma Intranet.

A escola vai ainda ter quiosques multimédia e uma Mediateca onde serão armazenados os principais conteúdos. Para além da escola toda a comunidade será beneficiada com a instalação de acesso à Internet em banda larga gratuito durante um período de tempo ainda não definido.

Notícias Relacionadas:

2005-04-18 - PT Escolas promove utilização da Internet como ferramenta educativa

2005-02-18 - Projecto Escolas Navegadoras equipa três escolas com tablet PCs e smart boards