A conectividade privada no digital edge deverá crescer 51% ao ano, atingindo uma capacidade total de largura de banda acima dos 13.300 Tbps, equivalente a 53 zettabytes de dados por ano. A conclusão é de um estudo publicado anualmente pela empresa de data center Equinix, o Global Interconnection Index (GXI).
Para se ter uma noção mais concreta, este valor representa uma largura de banda suficiente para que toda a população mundial descarregasse em simultâneo uma temporada completa da famosa série Game of Thrones em resolução ultra HD em menos de um dia. Outra conclusão da investigação é a crescente importância da largura de banda de interconexão, uma "componente essencial dos negócios digitais", como explica a empresa em comunicado.
Por outro lado, a Equinix refere que para as empresas competirem com sucesso na economia digital devem ser capazes de lidar com volumes e velocidades crescentes de dados, através de um número cada vez maior de Clouds e ecossistemas de negócios. Segundo o GXI para que as empresas consigam gerir os crescentes volumes de dados o consumo de largura de banda de interconexão deverá crescer a uma taxa de 64% ao ano, superando outras soluções de intercâmbio de dados empresariais.
Empresas estão a expandir-se em média para nove localizações, atingindo um total de 340 interconexões com Clouds e parceiros de negócio.
Aumento da distância é o maior obstáculo ao desempenho nos negócios digitais
A implementação de conexões diretas e privadas no digital edge impulsiona o desempenho das aplicações e melhora a experiência do utilizador. De acordo com o GXI as cargas de trabalho sensíveis à latência exigem hoje tempos de resposta que variam entre menos de 60 e 20 milissegundos, forçando a infraestrutura de tecnologias de informação (TI) a aproximar-se dos locais onde está o consumo. Para aumentar a velocidade de interligação mais de um terço dos decisores globais no setor das TI estão a usar a interconexão.
Quais as estratégias das empresas para obterem vantagens competitivas?
O GXI prevê que o modelo de interconexão com múltiplos provedores de rede em diversos locais quadruple até 2022, sendo já atualmente o "caso de uso mais significativo em termos de largura de banda de interconexão". O próximo passo será a interconexão com várias clouds e serviços de TI em diferentes localizações e regiões, prevendo-se um aumento considerável de 13 vezes até 2022.
Quanto à interconexão com parceiros de negócio digitais nas áreas dos serviços financeiros, conteúdos digitais e cadeia de fornecedor que completa o cenário nos casos de uso de largura de banda de interconexão o crescimento previsto é mais reduzido, desta vez de cinco vezes.
América Latina deverá aumentar mais a adoção da banda larga por ano
Na América Latina, o estudo prevê um crescimento de 63% ao ano da adoção da banda larga, o que significa uma contribuição de 11% no que diz respeito à interconexão global. A causa? A previsão de um "forte incremento no setor dos conteúdos e media digital, superando o crescimento homólogo das outras regiões", de acordo com a Equinix.
Segue-se a Ásia e o Pacífico, com um crescimento estimado de 56%, contribuindo com mais de 29% da largura de banda de interconexão global e a Europa. Nesta região o estudo prevê um aumento de 51%, o que se traduz numa contribuição de 22%. A América do Norte é quem deverá crescer menos destas regiões, 46%, mas ainda assim continua a ser quem mais contribui, neste caso com 38%.
A nível global, o estudo prevê que a largura de banda de interconexão global ultrapasse os 13.300 Tbps até 2022, o que representará um crescimento de 51% e um aumento de 7% em relação à projeção do ano anterior.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Mantenha-se atualizado com as mudanças de preços nas compras online com esta extensão -
App do dia
Aware é o nome da nova aplicação de saúde mental da Fundação José Neves -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários