Sendo Lisboa um dos pontos turísticos mais procurados na Europa (a segunda em termos de lugares favoritos para visitar, de acordo com o estudo Global Destination Cities Index, elaborado pela Mastercard), o Facebook resolveu reunir em formato impresso e online, o chamado Guia das Comunidades do Facebook em Lisboa. E do que se trata? É o que o próprio nome indica, comunidades temáticas com histórias relacionadas com a capital portuguesa que saltam da rede social para um formato impresso e digital.

O projeto encontra-se dividido entre “duas Lisboas”, a tradicional, e a chamada trendy (na moda) e pretende oferecer uma visão da cidade pelos próprios olhos das comunidades do Facebook. Destinado não só a turistas como habitantes locais, as 25 comunidades selecionadas para o guia contribuem com informações de como e onde percorrer a cidade, tendo em conta as temáticas das suas páginas.

O projeto pretende utilizar as experiências e histórias reais, promovendo a sua paixão pela cidade ou bairros onde vivem, destacando a arte, a gastronomia, a inovação, o desporto, e outras temáticas divididas entre o passado e o presente.

O evento de apresentação do Guia decorreu num dos locais icónicos de Lisboa, o Terreiro do Paço, no Lisbon Story Centre e contou com o testemunho na primeira pessoa de três representantes das comunidades retratadas no projeto. Na sua página do Facebook “Conta-me Histórias, Lisboa”, Helena Aguiar falou da sua experiência e sonho de, aos 60 anos, ter cumprido o sonho de estudar na Faculdade de Belas Artes, aproveitando o seu tempo livre para investigar a cidade e organizar roteiros, divulgando-os na sua comunidade. Primeiro começou por tomar notas em papel, de reunir as dicas de amigos, “mas os papeis desaparecem e a minha memória já não é a mesma, por isso tive de arranjar um sítio para guardar as histórias, e por isso criei a página no Facebook”, refere a autora. Helena Aguiar acrescenta que o projeto já tomou proporções para além de si, e são as próprias pessoas a partilharem na comunidade novas histórias.

Já João Guerreiro tem uma comunidade dedicada ao Elétrico 24 (Pela Reativação do Elétrico 24), procurando sensibilizar a população para a importância do regresso deste meio de transporte. E conseguiram mesmo que o elétrico regressasse “à vida”, graças à força da comunidade criada através das ferramentas do Facebook.

Na terceira comunidade presente, “Startup Portugal”, os temas discutidos giram em torno de startups e coworks, e os próximos anos de inovação.

André Rodrigues Lopes sentiu a necessidade de divulgar as startups que vão surgindo constantemente e que são divulgados em diversas publicações. O local serve para troca de ideias, mas também para recrutamento de pessoas qualificadas, mas também investidores.

O guia contém outros testemunhos de onde bem comer “à lisboeta”, oferecido pela comunidade “Restaurantes de Lisboa”, e claro, onde beber bom vinho, na página “Vinhos de Portugal”. E não fosse Lisboa a terra dos fados, foram compilados as melhores Casas de Fado pela comunidade “MaisFado”. O projeto inaugurado pelo lusodescendente a viver em Paris, Jean Bernardo dos Santos nasceu pela visita de casas de fado na capital francesa e o gosto pelo estilo musical. "Muitos amigos pediam-me vídeos de fados, e porque estar a enviar individualmente, quando podia partilhar com todos", destaca a decisão pela abertura da página há cerca de três anos. Através da sua comunidade está a organizar um festival de fados em Paris.

Museus, monumentos e lojas antigas ainda em funcionamento são outras propostas que pode encontrar no Guia das Comunidades do Facebook em Lisboa.

A acompanhar o guia, foi inaugurada uma exposição fotográfica dos membros das comunidades que estão presentes na publicação, que estará exposta até ao dia 25 de novembro no segundo piso do Lisbon Story Centre, no Terreiro do Paço.

Gonçalo Dinis, representante do Facebook em Portugal, agradeceu o apoio das comunidades, referindo que o guia é composto por histórias das pessoas, sobretudo apaixonadas por Lisboa. Refere que foi com orgulho que realizou o projeto para ajudar Lisboa a colocá-la na rota dos destinos turísticos.

Já a representante do Turismo de Lisboa, Maria Tavares, salientou que todas as ferramentas de divulgação da cidade são bem-vindas. “Não existe melhor comunicação do que aquela que é partilhada por parte de quem sente Lisboa”. Esta iniciativa vai de encontro à estratégia do Turismo de Lisboa em fazer promoção internacional, sendo o Guia do Facebook um dos exemplos para dar maior projeção da cidade. Os amigos, as comunidades, e até o “boca-a-boca” da experiência pessoal das pessoas na cidade é destacado como importante na génese do guia.

A diretora de comunicação do Facebook para a Península Ibérica, Lola Banos, salienta que o projeto foi muito especial para a rede social, e a escolha da cidade é um exemplo da sua importância internacional, destacando a visão tradicional de Lisboa. Destaca que a cor amarela foi escolhida para a capa do livro, por ser a “cor da cidade, os elétricos são amarelos, a Praça do Comércio é amarela”. Explica que o guia está disponível em português e em inglês, para ajudar os turistas a descobrirem a cidade.