Depois do website do Parlamento, foi a vez da conta do Twitter da companhia área portuguesa TAP ter sido alvo de um ataque por hackers. O aviso foi feito pela própria companhia aérea portuguesa na sua página do Facebook.

“A TAP confirma que a sua conta oficial no Twitter foi alvo de um ataque informático. A Companhia desenvolveu já todas as diligências necessárias para proteger a sua conta que está de momento suspensa”.

Na conta do Twitter da TAP é possível ver alguns posts apenas com a mensagem “awesome”, que significa “fantástico” em português. Também estão mensagens que estão indisponíveis, não se sabendo se foram apagadas ou escondidas pelos hackers ou se é o gestor da rede social da empresa a fazer a “limpeza”. Também o nome da conta da empresa foi alterado, sendo substituído por um ponto final (.) e não tem imagem no perfil.

Site do Parlamento está offline de forma voluntária para investigação ao ataque
Site do Parlamento está offline de forma voluntária para investigação ao ataque
Ver artigo

Esta é a segunda instituição portuguesa a ser vítima de ataques cibernéticos. Este domingo, dia de eleições para o novo Governo, o website do Parlamento foi vítima de um ataque. O website do Parlamento tem estado offline desde a segunda-feira, não como consequência do ataque de que foi vítima este domingo, mas para investigação dos possíveis danos que os hackers possam ter feito. Fonte da Assembleia da República disse à TSF que ainda não foi possível confirmar se houve acesso às bases de dados mais sensíveis do website.

Segundo João Amaral, o diretor de comunicação do Parlamento, a página está em baixo devido a ter muita gente a trabalhar a partir de casa. “Era necessário bloquear esses acessos, pelo que o site está voluntariamente em baixo”, disse o responsável pela comunicação. Anteriormente já tinha afirmado que o website do Parlamento não tinha qualquer dado sensível diretamente, mas “isso não significa que não possam, através do site, entrar noutras bases dados onde, aí sim, existem dados mais sensíveis”. Até agora esse cenário não foi confirmado. “A informação que consta no site é pública e transparente”.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação. Última atualização 17h06.