As novas funcionalidades foram anunciadas hoje, a propósito do Dia da Internet mais Segura, mas nem todas estão já disponíveis. Um dos destaques da Google vai para a simplificação do acesso dos pais e educadores ao controle parental, através do Family Link.

Aqui é possível perceber como as crianças passam o tempo online, definir limites de tempo de utilização, e orientar o conteúdo para o que é considerado adequado à idade, gerindo ainda permissões de aplicações com apenas alguns cliques.

Karen DeSalvo, Chief Health Officer da Google, diz que, desde 2019, as pesquisas  por “saúde mental de adolescentes” mais que duplicaram – atingindo um máximo histórico no ano passado. "Em 2023, pessoas de todo o mundo procuraram, mais do que nunca, informação sobre “controlo parental”, “tempo de ecrã” e “IA para crianças”", adianta num post hoje publicado no blog da empresa. 

Por isso a Google está a investir para criar aquilo que classifica como "o equilíbrio certo com a tecnologia". Para além do Family Link mais acessível, a empresa está a preparar a possibilidade de partilha de passwords dentro da família, de forma segura. Mas esta será uma funcionalidade a implementar "mais tarde", sem data ainda revelada.

Acesso ao Family Link da Google
Os pais e educadores, quando ligados a uma Conta da Google, podem pesquisar por “controlo parental ” para encontrar uma caixa de informação dedicada que inclui as contas supervisionadas e os links para cada conta que tem controlo parental

"As contas que fazem parte de um grupo familiar terão, em breve, a opção de partilhar nomes de utilizadores e palavras-passe para um website ou serviço específico diretamente do Gestor de Palavras-Passe da Google", indica o mesmo post no blog. Como exemplos, são apontados os casos de dois membros de uma família que estejam a coordenar a creche através de uma única conta, ou de uma criança a permitir que um dos pais aceda às suas tarefas escolares.

As configurações de pesquisa segura foram também optimizadas para os adultos, com configuração direta na página de pesquisa.

Mais alertas de pausa e limitação de recomendações de conteúdo problemático no YouTube

Em novembro a Google já tinha anunciado algumas políticas de reforço do bem estar para o YouTube, em especial pela limitação de recomendações de conteúdos considerados "problemáticos", como vídeos que comparam características físicas e idealizam certos tipos em detrimento de outros. Estas regras vão ser alargadas a mais países nos próximos meses. 

Os avisos "para fazer uma pausa" e "para dormir" estão disponíveis globalmente e foram reformulados para serem mais visíveis e surgirem com mais frequência. A base é de 60 minutos, mas esse tempo pode ser gerido pelos pais e educadores.