Dia 1 de maio é a data marcada pela FCCN para o início da liberalização dos registos de domínios em .pt, depois de um período de dois meses em que a utilização das novas regras de registo esteve reservada a titulares de marcas e empresas. Segundo Luisa Lopes Gueifão, diretora do registo de domínios, o período de sunrise tem corrido segundo as expectativas definidas pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, entidade responsável pela gestão de domínios na hierarquia .pt.

“Para já e mesmo antes de terminar, o período de sunrise decorreu como previsto com uma procura grande por parte de titulares de marcas, nomes de estabelecimento, logotipos, pessoas singulares e titulares de direitos de autor”, adiantou ao TeK Luisa Lopes Gueifão.

Essa procura refletiu-se numa quase duplicação do número de novos registos relativamente aos meses anteriores, atingindo em março os 7.895 registos em .pt, como se pode ver no quadro abaixo. As empresas e marcas comprovaram assim o interesse em aproveitar este intervalo antes da liberalização do registo de domínios para registarem as suas marcas e nomes, antecipando o período em que estas estarão abertas a qualquer pessoa.



[caption][/caption]

Mas a maior procura é esperada depois de 1 de Maio, com a abertura a todos os interessados do registo na hierarquia de topo .pt, com a possibilidade de registar domínios que não estão associados a uma marca ou empresa, desde que não violem as regras definidas, como por exemplo palavras ou expressões contrárias à lei, à ordem pública ou bons costumes, ou ainda nomes que induzam em erro ou confusão sobre a sua titularidade, nomeadamente por coincidirem com marcas notórias ou de prestígio.

“Embora seja feriado, esperamos um pico nos registos, mas de forma pacifica tendo em conta a preparação que temos vindo a fazer para garantir toda a disponibilidade dos serviços”, afirma Luisa Lopes Gueifão

A FCCN já informou que vai desligar o sistema de registos às 18 horas do dia 30 de abril para operações de manutenção e alterações, e que só voltará a ligá-lo às 9 horas do dia 1 de maio.

A diretora do registo de domínios garante que a FCCN não faz pré-registos para a fase de liberalização que sucede a 1 de maio, mas o TeK recebeu várias propostas por email para o fazer, junto de diversas empresas de registo de domínio que afirmam garantir o registo depois da liberalização. Mesmo assim, Luisa Lopes Gueifão não antecipa qualquer problema.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador