A CP vai instalar Internet Wi-Fi nos comboios Intercidades da linha do norte até ao final deste ano, estando prevista a chegada das ligações sem fios às restantes linhas em 2015. A empresa já está a testar a tecnologia numa carruagem-piloto e os testes estão a ser positivos.

O investimento de 200 mil euros vai permitir ter Internet em 56 comboios Intercidades que fazem as ligações entre Guimarães, Porto e Lisboa. Para 2015 está previsto o investimento nos comboios da Beira Alta, Alentejo e Algarve, não sendo conhecido ainda o valor do projeto.

Segundo escreve o Público, os comboios Intercidades da linha da Beira Baixa já estão equipados com Wi-Fi, assim como os Alfa Pendulares. Nos comboios rápidos de longo percurso as queixas relativas à Internet sem fios são poucas, havendo mais reclamações a nível da falha de rede do serviço móvel.

Para os Alfa a CP também tem planos para disponibilizar canais de televisão à escolha dos passageiros.

De acordo com o mesmo jornal a Fertagus também tem planos para introduzir o acesso livre à Internet para os passageiros das suas frotas, mas neste momento tudo não passa de um projeto. A empresa já disponibiliza Wi-Fi em duas estações de comboio e vai avançar com a instalação de Internet gratuita em mais duas paragens.

Numa altura em que os dispositivos móveis estão a viver uma fase de crescimento explosivo, são várias as empresas que tentam dar resposta às necessidades de conexão das pessoas. Outro exemplo recente é o Metro de Lisboa que já disponibiliza Wi-Fi gratuito em algumas das estações mais movimentadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico