Os CTT alertaram hoje para a "utilização abusiva do seu nome e imagem na Internet e mesmo em emails", aliciando ao investimento nos Correios de Portugal, tendo apresentado queixa-crime ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).

Em comunicado, os Correios de Portugal "repudiam veementemente esta situação e informam que não participaram de forma alguma no desenvolvimento de qualquer tipo de plataformas de investimento online, nem de qualquer outra solução semelhante".

Pedidos de faturas e comprovativos de pagamento: não morda o “isco” destes esquemas de phishing
Pedidos de faturas e comprovativos de pagamento: não morda o “isco” destes esquemas de phishing
Ver artigo

Recomendam ainda ao público "especial prudência perante os conteúdos apresentados, lembrando que a contratação de qualquer produto ou serviço financeiro deverá ser sempre precedida de uma cuidada verificação da legitimidade da entidade que o comercializa, denunciando sempre qualquer conteúdo que pareça suspeito".

Veja na galeria exemplos de phishing:

O phishing, salientam os CTT, "é uma técnica de fraude online em que, através de mensagens SMS, emails ou publicações em social media [redes sociais], se tenta obter informações confidenciais como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança".

O objetivo deste tipo de ciberataques é encaminhar o utilizador para um website falso no sentido de obter dados confidenciais.

Os CTT disponibilizam informação sobre estes esquemas fraudulentos, que usam a imagem dos Correios de Portugal, no seu site oficial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.