O curso deverá ter início a 1 de setembro e é promovido pelo projeto MiudosSegurosNa.Net, que tem vindo a desenvolver diversas iniciativas de segurança e formação para aumentar a segurança online.

Tito Morais, fundador do projeto, adiantou ao TeK que conta com mais de uma centena de interessados e que 25% já fizeram a inscrição nesta segunda edição de um curso, dirigida a famílias, escolas e comunidade. 

O curso vai fazer uso dos princípios do micro-learning, incluindo um conjunto de micro-lições em vídeo até 5 minutos, acrescidos de actividades e recursos que poderão ser acedidos nas datas, horários e locais que forem mais convenientes aos alunos, o que é apresentado como uma das principais vantagens. Os vídeos ficam disponíveis para quem quiser "refrescar" os conhecimentos ou revisitar conceitos.

"Pessoalmente continuo a preferir o contacto presencial. No entanto, este tipo de curso tem uma vantagem enorme: podem ser feitos nas datas, horas, locais e através do dispositivo (portátil, smartphone ou tablet) que for mais conveniente aos participantes. Acresce que, sendo o acesso vitalício, os participantes terão acesso a actualizações futuras e poderão fazer os cursos as vezes que desejarem", explica Tito Morais.

Mesmo assim o fundador do projeto reconhece que há algumas dificuldades e desafios neste tipo de formação, nomeadamente  pela falta de um contacto presencial com os participantes que permita criar, manter e estabelecer uma relação com quem faz o curso. "Nesse sentido, o grupo que criei no Facebook para os participantes nos cursos, tem sido um importante auxiliar", justifica.

Até 31 de Agosto os interessados podem ter acesso a um preço especial de pré-lançamento de 5 euros, num desconto de 75% sobre o preço final do curso. A inscrição pode ser feita no site http://www.miudossegurosna.net/cursos/