Em setembro do ano passado, a Google Portugal e o governo português assinaram um memorando de entendimento que visa a recuperação económica e a aceleração da transição digital, materializando-se no programa “Grow Portugal with Google”. Agora, a gigante de Mountain View deu a conhecer que formou mais de 35 mil portugueses em 2020 através do seu Atelier Digital.

Entre os compromissos estava o objetivo de "treinar 32.000 portugueses em competências digitais até final do ano, ou seja 10.000 mais do que em 2019”. O objetivo conseguiu ser superado, entre cursos online e webinars em parceria com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

Google tem 6 novos programas para formação e transição digital em parceria com o Governo português
Google tem 6 novos programas para formação e transição digital em parceria com o Governo português
Ver artigo

A tecnológica explica em comunicado que o programa, que inclui também cursos como o Android Training Program, reforçou seu apoio “na transição digital de Portugal, com foco em competências digitais, empregabilidade, startups e Inteligência Artificial”, estabelecendo “uma série de programas para desenvolver uma rápida aceleração na adoção tecnológica atualmente em curso e que são prioridades do Governo português".

A empresa lançou também dois novos cursos online grátis em Portugal, disponíveis através do seu Atelier Digital. “Inicie um currículo” e “Utilize a Google para obter um novo emprego" foram concebidos para quem está à procura de trabalho, “independentemente do posto de trabalho que pretende ocupar e respetiva formação".

Novos cursos do Atelier Digital da Google
Novos cursos do Atelier Digital da Google

De acordo com a Google, no primeiro curso, os participantes poderão aprender a preencher currículo, expondo de uma forma mais adequada a sua experiência profissional e certificando-se de que as informações estão indicadas nos locais certos.

Já a segunda formação tem como objetivo ajudar os participantes a encontrar uma nova carreira profissional, oferecendo várias sugestões e ideias. Através do módulo, os alunos terão apoio “na criação de uma folha de cálculo para monitorização dos seus esforços” e poderão até praticar técnicas de entrevista.