As campanhas das lojas online já se prolongam muito além dos tradicionais dias da Black Friday e Cyber Monday, que este ano foram assinalados a 24 e a 27 de novembro, respetivamente, mas o dia que registou maior tráfego de internet em Portugal, com mais acessos online, não foi nenhum deles.

Os dados do Cloudflare Radar, a que o SAPO TEK teve acesso, mostram que desta vez o dia com maior pico de tráfego foi o domingo, dia 26 de novembro, com o maior número de pedidos de acesso HTTP a registar-se pelas 21 horas. Curiosamente o volume de tráfego não foi muito superior ao mesmo dia da semana anterior, subindo 6% na sexcta feira, 7% no domingo e apenas 3% na segunda feira.

No ano passado foi a Black Friday que se destacou, mas desta vez a tendência mudou, pese embora que em termos de tráfego DNS para domínios de ecommerce tenha sido este o dia de maior intensidade.

Veja as imagens do relatório da Cloudflare para Portugal

A Cloudflare tinha publicado uma análise ao tráfego nestes dias em termos globais onde revela que existem padrões complexos a nível regional, com tendências distintas em vários países para as duas datas de compras online.

Em termos globais o maior volume de tráfego foi gerado na Cyber Monday,  com a Cloudflare a assinalar o maior pico, com mais de 80 milhões de pedidos HTTP por segundo, às 16h10 UTC de 27 de novembro, com uma subida de 27% de tráfego nesse dia.

Toda a semana da Black Friday teve um nível de tráfego acima do normal, como já tinha acontecido em 2022, e o gráfico da empresa mostra essa tendência.

Pedidos de acesso HTTP na semana da Black Friday
créditos: Cloudflare

Nos Estados Unidos a Cyber Monday lidera a lista e o dia a seguir à Black Friday foi o terceiro mais movimentado, mas o padrão é diferente em vários países. No Brasil o dia com mais tráfego online foi a quinta feira anterior, 25 de novembro, e no México é o dia 21 de novembro que lidera a lista.

A Cloudflare nota que países como a Índia, Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Indonésia têm um aumento de tráfego de internet nos meses de outubro e novembro mas não é registado um pico excecional relacionado com a Black Friday ou Cyber Monday.

Outra das tendências destacadas é que as pesquisas relacionadas com a Black Friday são feitas sobretudo no telemóvel, enquanto na Cyber Monday é o desktop que tem mais peso, pelo menos nos Estados Unidos.

De notar ainda que a empresa não verificou um aumento no número de ciberataques de negação de serviço DDoS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.