Os adeptos das compras online têm uma motivação adicional no final do mês para antecipar as compras de Natal. A CyberMonday, uma iniciativa originalmente americana vai chegar a Portugal no final deste mês.

A organização é do site comparador de preços Kuantokusta, que traz para o país uma receita de sucesso no mercado americano já com uma década de vigência. A ideia é juntar várias lojas, vendedoras de diferentes tipos de produtos e brindar os consumidores com preços especiais e exclusivos para a iniciativa.

O número de lojas aderentes à iniciativa de descontos nos preços das compras online ainda não está fechado, mas a organização garante a participação de um mínimo de 100 lojas, que venderão produtos com desconto entre o dia 30 de Novembro e o dia 6 de Dezembro.

O objectivo é assegurar uma oferta variada de produtos em áreas como a informática, moda, decoração, brinquedos, desporto, casa, cosmética, música, filmes, entre outras.

Sónia Files explicou ao TeK que a ideia surgiu na sequência do sucesso da iniciativa com o mesmo nome nos Estados Unidos, mas que foi a réplica do evento em França, também com sucesso, que motivou a decisão final.

"Trata-se de um evento com alguma tradição e bastante impacto entre os consumidores, principalmente os mais familiarizados com a web e que dispensam as enormes filas e confusões do Black Friday", reconhece a consultora de marketing e comunicação do Kuantokusta.

"No entanto, um evento desta natureza poderia (e pode) ser percepcionado de outra forma entre povos de culturas diferentes. Neste sentido, o facto do evento ser já praticado em França ajudou na decisão de trazermos o CyberMonday para Portugal", acrescenta.

A maior proximidade da cultura francesa com a portuguesa leva a organização a acreditar que a iniciativa terá sucesso por cá e a fazer planos, mesmo antes da primeira edição, para assegurar a realização anual da CyberMonday.

"O KuantoKusta pretende repetir o evento todos os anos. Não sabemos se este ano terá já o impacto desejado, porque ainda não são muitas as pessoas que conhecem já o conceito. O mesmo acontece com as lojas que não estão ainda preparadas para um modelo de negócio tão inovador", admite Sónia Files.

Contudo, a responsável acredita que a divulgação este ano permitirá que em 2010 o evento já ocupe um lugar de maior relevo nas compras de natal dos portugueses.

O morada electrónica onde irá realizar-se esta espécie de feira online já está acessível e exibe uma contagem decrescente para o arranque da iniciativa.

Cristina A. Ferreira