Um novo estudo, realizado em Portugal do contexto do projeto europeu ySkills H2020, financiado pelo programa Horizon 2020 Research & Innovation da União Europeia, revela mais detalhes sobre como evoluem as competências digitais dos jovens portugueses.

No estudo, que se centra em quatro áreas específicas de competências digitais, foram inquiridos 956 alunos em 8 escolas portuguesas, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Deste conjunto, 195 responderam pela primeira vez ao questionário.

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Os dados dão a conhecer que, em média, os adolescentes consideram saber fazer muito bem 70% das atividades relacionadas com comunicação e interação digital.

A percentagem desce para 63% no que respeita às competências técnicas e operacionais e para 42% na criação e produção de conteúdos. Por outro lado, os jovens indicam saber fazer muito bem apenas 38% das atividades que se relacionam com competências de informação e navegação.

O estudo realça que a proficiência dos jovens nos quatro tipos de competências aumenta com a idade. Os rapazes, que perfazem 49% dos inquiridos, demonstram valores mais elevados nas competências técnicas e operacionais, assim como nas de informação e navegação.

Já as raparigas, que correspondem a 50% do total de alunos inquiridos nesta edição do estudo, apresentam valores mais elevados nas competências de comunicação e interação.

Olhando para os resultados relativos aos adolescentes que participaram em ambas as edições do estudo é possível verificar que as competências de informação e navegação e as de criação e produção de conteúdos aumentaram pouco em comparação com o ano anterior: de 36% para 38% no primeiro caso e de 40% para 42% no segundo.

O aumento é mais notório nas competências técnicas e operacionais, que passaram de 55% em 2021 para 62% em 2022. Os dados indicam também que a média das respostas corretas sobre conhecimento digital subiu 8 pontos: de 44% em 2021 para 52% em 2022.