Na tarde desta quarta-feira os portugueses ficaram finalmente a conhecer as medidas do próximo confinamento que está aí à porta, com uma realidade semelhante à de março de 2020, mas com várias exceções. E, tal como aconteceu nesse mês, não faltam memes e piadas na internet sobre o anúncio do Primeiro Ministro António Costa. Desta vez, a missa e as escolas ganham um especial destaque.

Há quase um ano, António Costa anunciava o primeiro confinamento devido à pandemia, com muitas instituições encerradas, para além de centros comerciais e outras atividades de comércio. Desta vez, as medidas são semelhantes, mas há exceções.

As escolas, por exemplo, vão continuar abertas, com os portugueses a poderem também ir à missa. Estas duas exceções foram alguns dos "alvos" dos internautas, que, mais uma vez, deram asas à imaginação. Mas também não falta, por exemplo, o já habitual papel higiénico ou o álcool.

Clique nas imagens para ver os memes que têm surgido na Internet sobre o novo confinamento

As medidas surgem numa altura em que o número de casos não para de aumentar, chegando inclusivamente esta quarta-feira a alcançar um recorde no número de casos e mortes. Os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde apontam para 156 mortos e 10.556 infetados no país.

Face ao aumento considerável de casos depois da época festiva, e depois de reunir com os partidos e especialistas, António Costa tomou a decisão de estabelecer um novo confinamento, com a duração de um mês, que entra em vigor esta madrugada, à meia noite de 15 de janeiro.

Ao longo de 2020, os portugueses já têm levado quase como um hábito ver neste tipo de decisões do governo uma forma de darem asas à criatividade com humor. Recentemente, o SAPO TeK reuniu num artigo os memes que marcaram o ano, com a COVID-19 a estar em destaque.

Recorde 2020 em memes 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.