O ditado “mais vale rir do que chorar” fez, mais do que nunca, sentido para os internautas este ano. Apesar da pandemia ter afetado a vida de qualquer pessoa, não teve impacto na criatividade daqueles que decidiram animar os nossos dias com memes. Desde, e claro está, a COVID-19 até ao iPhone 12 e às novas consolas da Sony e da Xbox, humor não faltou ao longo de 2020. Certo é que no meio de tanto conteúdo é possível encontrar mensagens de esperança.

Num ano marcado por uma crise de saúde pública mundial, o SAPO TeK também esteve atento às reações mais caricatas sobre assuntos da atualidade e que se tornaram muitas vezes virais nas redes sociais. Agora, decidimos reunir os destaques de 2020.

Veja na galeria os memes que marcaram este ano

O ano começou com uma pandemia que foi um dos assuntos mais explorados em 2020 nos memes. Mas o lançamento das novas consolas Xbox Series X e S e Playstation 5 também deu que falar, como também os já populares mesmo sobre mais uma geração do iPhone, desta vez apresentada em outubro. Para terminar o ano da melhor forma nada melhor que memes com uma mensagem positiva.

COVID-19 e um “mundo” de memes dos quais António Costa ou Graça Freitas escapam

Logo em março, o SAPO TeK reuniu memes que mostravam a reação da Internet à COVID-19. Lembra-se da corrida desenfreada aos supermercados em todo o mundo, em especial, à falta de papel higiénico nos estabelecimentos comerciais? Foi um dos temas mais explorados no início. Os animais de estimação, que até "estranharam" o tempo que os donos passam em casa, ou as pessoas que iriam celebrar o seu aniversário em plena pandemia, integraram algumas das imagens que também foram partilhadas na fase inicial da pandemia.

Quando a quarentena veio para ficar, os memes também não deixaram passar esta medida inédita do Governo. Da mesma foram, o desconfinamento também foi alvo de memes. Mais recentemente, e com as medidas de confinamento novamente agravadas, os memes voltaram a inundar a Internet. Em dezembro, foi a vez de os portugueses reagirem às recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a quadra festiva.


 iPhone 12: Do design ao "corte" de acessórios na embalagem. A Internet não perdoou nos memes

Apresentações do iPhone significam também controvérsia na Internet. Depois de a Apple ter apresentado a versão 12 do modelo em outubro, o “ritual” manteve-se. Os memes e tweets que o SAPO TeK reuniu mostram os internautas desiludidos com a opção da empresa da maçã em excluir da embalagem a maior parte dos acessórios e até os fabricantes de Android responderam com memes. Mas também houve tempo para as queixas do costume, relativo ao preço do modelo e ao seu design.


A reação dos internautas à nova geração de consolas da Microsoft e Sony

Desde eletrodomésticos a ambientadores, passando por comparações arquitetónicas curiosas: os memes sobre a PlayStation 5 e a Xbox Series X | S percorreram as redes sociais e nem a mitra usada pelo Papa Francisco se “salvou”. O formato da PS5, por exemplo, não deixou os internautas indiferentes, que aproveitaram para pôr a sua criatividade à prova e para compará-la a uma miríade de objetos diferentes.