É do conhecimento geral que as vozes dos programas de computador, como os que convertem texto em discurso, têm aquela característica tonalidade robótica e fria. Mas isso pode desaparecer nos próximos tempos, com o novo software WaveNet da DeepMind.

Este programa foi apresentado no blog da subsidiária da Google e é descrito como “um modelo gerador de ondas sonoras puras”.

A DeepMind explica que o WaveNet, através de Inteligência Artificial e da compreensão e processamento do discurso, consegue criar ondas de áudio que simulem a voz humana. É dito que este programa permite reduzir em mais de 50% a diferença entre discurso humano e discurso robótico.

Além disso, esta nova tecnologia consegue reproduzir, com um maior grau de semelhança, outras formas de ondas sonoras, como o som de um piano.

Não deverá demorar muito tempo até que humanos e máquinas possam ter conversas inteligentes, quase em pé de igualdade.

Com o desenvolvimento destas capacidades, a Google vai poder firmar a sua posição no universo dos assistentes pessoais digitais, onde dominam a Siri da Apple, a Cortana da Microsoft e a Alexa da Amazon. Em maio, o TeK noticiou que o colosso tecnológico de Mountain View estava a criar um assistente pessoal virtual que seria capaz de “conversar” com o utilizador, à semelhança dos programas das rivais. O Google Assistant não tem ainda data de lançamento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.