O website Já não dá para abastecer é a ferramenta obrigatória para os condutores que andam à procura de combustível, antes de entrarem nas já extensas filas, durante este período de pré-greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas. O website identifica os postos de combustível da rede de emergência e a sua disponibilidade.

tek site ja nao da para abastecer

A plataforma é gerida pela Vost.pt (Voluntários Digitais Em Situações de Emergências para Portugal), que identificou todos os postos que vão funcionar com um sistema de REPA (Rede de Emergência de Postos de Abastecimento) e o sistema SOS para veículos prioritários. Os motoristas ganham assim uma ferramenta para enfrentar a greve, que se for avante, tem início na segunda-feira, avança a TSF.

O objetivo é que à medida que a greve escale, e as bombas comecem a ter dificuldades no stock, os postos listados no mapa alertem se têm ou não combustível disponível para as pessoas. E dessa forma, evitam-se as filas e o caos nos acessos às bombas de gasolina, que, entretanto, poderá já estar fechada.

De notar que o Governo decretou serviços mínimos entre os 50-100% para a greve dos motoristas, que será feita durante tempo indeterminado. E esses serviços mínimos serão 100% de abastecimento para a rede REPA. Há ainda serviços mínimos de 75% para transportes públicos e 50% para clientes finais.

No website pode aceder a estatísticas dos postos com e sem stock, assim como o tipo de combustível. Há ainda uma área de submissão, dando aos utilizadores a oportunidade de contribuírem com a informação, de forma a ajudar outros condutores.