
A Microsoft e a Symantec trabalharam em conjunto com as autoridades legais norte-americanas para desmantelarem uma rede de malware que infetava entre 300 mil a um milhão de computadores em todo o mundo.
A operação desligou dois servidores na quarta-feira, um nos EUA e outro na Holanda, que estavam a usar os computadores infetados para alimentar um esquema de cliques em anúncios online que lucrava um milhão de dólares anuais. Foram ainda rastreados 18 indivíduos de vários países - Rússia, Roménia, Austrália e EUA - que não foram identificados mas que estão ligados à liderança da rede.
Os utilizadores dos computadores corrompidos tinham os resultados das pesquisas em motores de busca como o Google, Bing e Yahoo! "sequestrados", já que eram direcionados para páginas onde os hackers tinham acordos comerciais ao estilo pay per click. Um grande número de utilizadores foi levado a participar neste esquema sem dar conta.
A rede é conhecida como Bamital e é vista pelos especialistas como um esquema fraudulento de cobrança viciada em publicidade online. O malware além de minar as pesquisas também permitia que os piratas informáticos tomassem conta dos computadores infetados com o fim de instalarem outros softwares maliciosos que transformavam os computadores em máquinas remotas que eram usadas para suportar outras redes de ataques.
Os equipamentos sequestrados ficaram sem ligação à Internet no dia 6 de feveiro e foram notificadas com uma mensagem da Microsoft e da Symantec a explicar o que aconteceu e a fornecer ferramentas que ajudam a limpar o computador dos malwares instalados.
A investigação começou há cerca de um ano e só na semana passada foram conseguidas provas suficientes para requerer um mandado do tribunal para a paragem dos servidores usados no esquema.
As autoridades estão convencidas de que a operação de desmantelamento da rede de cibercrime foi um sucesso, mas será preciso algum tempo para perceber se realmente toda a ação danosa foi travada.
Os responsáveis de segurança da Symantec revelaram à Reuters que o Bamital é apenas um dos muitos casos que compõem uma mega-fraude no sistema de pagamento dos anúncios online através dos cliques.
Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
BAFTA perguntou aos internautas quais eram os videojogos mais influentes de sempre. Resposta surpreende -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Esta extensão do Chrome adiciona jogos clássicos no browser para os momentos de pausa -
How to TEK
Como aceder a todas as informações que tem registadas no Facebook?
Comentários