O Ministério das Finanças informou que a Direcção Geral de Contribuições e Impostos enviou durante a última semana 2,5 milhões de mensagens de correio electrónico para divulgar junto dos contribuintes as novas funcionalidades online para operações fiscais relacionadas com imóveis, que permitem a realização de um conjunto de "transacções em regime de self-service", explica um comunicado.
Fazem parte deste leque de novas funcionalidades a possibilidade de pagar o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) pela aquisição de prédios urbanos, a apresentação do requerimento de isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou a consulta de dívidas ao Estado e hipótese de pagamento imediato.
Está ainda disponível online a possibilidade de obter a caderneta predial de prédios urbanos de forma gratuita (para os titulares) e a consulta de toda a informação sobre prédios urbanos ou rústicos, incluindo elementos históricos.
O comunicado explica que a medida se insere no esforço de facilitar o relacionamento entre os cidadãos e a administração fiscal e aumentar a transparência dos serviços.
Notícias Relacionadas:
2005-06-08 - Pagamentos de Imposto Municipal sobre Imóveis podem ser realizados na Internet
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários