Dia 17 de maio é Dia Mundial da Internet. E em 2017, muitas são as razões que podem levar o mundo a celebrá-la. Embora os ataques da passada semana nos relembrem dos perigos que espreitam neste universo, os serviços digitais conectados que são utilizados diariamente em todo o mundo são suficientes para que alguns a contemplem como "a maior invenção de sempre".

Acesso à internet com smartphone ou tablet volta a ficar acima dos 40% em Portugal
Acesso à internet com smartphone ou tablet volta a ficar acima dos 40% em Portugal
Ver artigo

Mas enquanto alguns podem contestar-lhe o estatuto, ninguém pode advogar contra a sua utilidade. E são vários os exemplos que asseguram a factualidade desta afirmação. Afinal, a internet permite a partilha imediata de imagens, vídeos, documentos e sons entre pessoas que se encontram distantes uma da outra, permite e facilita a concretização de transações financeiras, compras, a marcação de viagens, hotéis e alugueres, permite a livre expressão de ideias e a investigação em acervos que seriam difíceis de compreender num dado espaço físico. E a somar a tudo isto, torna possível a consulta de informação atualizada em tempo real.

De uma forma ou de outra, é difícil, nos dias de hoje, fugir dela. E tão certo como a morte, mesmo para aqueles que tentam, é que a internet acabará por se cruzar no seu caminho.

Em 10 números, mostramos-lhe porque é que já não vivemos sem ela.