Dia 17 de maio é Dia Mundial da Internet. E em 2017, muitas são as razões que podem levar o mundo a celebrá-la. Embora os ataques da passada semana nos relembrem dos perigos que espreitam neste universo, os serviços digitais conectados que são utilizados diariamente em todo o mundo são suficientes para que alguns a contemplem como "a maior invenção de sempre".
Mas enquanto alguns podem contestar-lhe o estatuto, ninguém pode advogar contra a sua utilidade. E são vários os exemplos que asseguram a factualidade desta afirmação. Afinal, a internet permite a partilha imediata de imagens, vídeos, documentos e sons entre pessoas que se encontram distantes uma da outra, permite e facilita a concretização de transações financeiras, compras, a marcação de viagens, hotéis e alugueres, permite a livre expressão de ideias e a investigação em acervos que seriam difíceis de compreender num dado espaço físico. E a somar a tudo isto, torna possível a consulta de informação atualizada em tempo real.
De uma forma ou de outra, é difícil, nos dias de hoje, fugir dela. E tão certo como a morte, mesmo para aqueles que tentam, é que a internet acabará por se cruzar no seu caminho.
Em 10 números, mostramos-lhe porque é que já não vivemos sem ela.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários