Vai estar à venda a partir da próxima semana o "Dicionário para Chat, SMS e e-mail", um manual prático editado pelo Centro Atlântico que procura ajudar à compreensão das mais recentes formas e códigos de expressão surgidas com o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação.

A massificação do uso telemóvel e da Internet (com especial relevo para os chats e o e-mail) alterou de forma significativa o uso da linguagem escrita. Esta adaptou-se com rapidez a um novo meio onde a velocidade do discurso, que decorre em tempo real no caso dos chats, e a limitação de caracteres nas mensagens SMS (160 caracteres) são características determinantes que não permitem a construção de frases muito elaboradas ou mesmo completas, por vezes.

O "Dicionário para Chat, SMS e e-mail" é, segundo a sua autora, Joviana Benedito, "a publicação mais actualizada e adaptada ao mundo lusófono, porque, para além de uma lista de caracteres e símbolos mais correntes em português, inglês, francês e espanhol, sintetiza as normas consensuais e outras, para que qualquer novo utilizador possa aprender e ser original a enviar mensagens no telemóvel ou na Internet".

Joviana Benedito é mestranda em "Espaço Lusófono", professora de Português, utilizadora intensiva do chat e estudiosa das linguagens específicas das chamadas comunidades virtuais. O manual, com 148 páginas, é editado pela Colecção Livros de Bolso do Centro Atlântico, custa 4,85 euros e pode ser encomendado pela Internet neste site.


Noticias Relacionadas:

2001-07-12 - Termos tecnológicos ganham lugar no Dicionário Conciso de Oxford