Os avatares são a representação do utilizador na internet, seja numa rede social, videojogo ou qualquer outra experiência virtual no metaverso. E a startup portuguesa Didimo já pensa no assunto há vários anos, criando aquilo que chama de “humanos digitais”. A sua solução permite criar em cerca de 90 segundos uma representação 3D do utilizador a partir de uma simples fotografia selfie, que depois pode ser utilizada em qualquer domínio virtual.
Os investidores têm a empresa debaixo de olho e o certo é que tem atraído talento internacional, com nomes ligados à industria cinematográfica para ajudar a expandir a sua oferta nas áreas de gaming e realidade virtual. A startup acaba de anunciar que já é possível criar avatares 3D de corpo inteiro, referindo ser a continuação da sua estratégia de simplificar a criação de personagens digitais animáveis e cada vez mais realistas.
A sua plataforma assenta em deep-tech, apresentando novas capacidades para gerar avatares de corpo inteiro a partir de uma selfie, como sua representação em qualquer experiência digital. A partir da foto, a tecnologia gera automaticamente o tom de pele apropriado, assim como o tipo de corpo correspondente ao sexo feminino ou masculino.
Veja na galeria imagens dos avatares da Didimo
A empresa diz que as novas funcionalidades são o resultado de uma tecnologia desenvolvida há mais de 10 anos, que melhora a animação facial e as relações comunicacionais. Os novos avatares de corpo inteiro são animáveis e são baseadas em ferramentas padrão que se adaptam a qualquer plataforma. A Didimo explica que a criação de um humano digital pode ser feita em menos de 90 segundos, o que permite simplificar o design, desenvolvimento e interface nas experiências imersivas.
O serviço de construção do avatar inclui uma biblioteca expandida de bens, com duas opções de guarda-roupa, tanto para corpos masculinos como femininos. Apresenta três vezes mais opções de cabelo, um novo boné de basebol e outros acessórios. Os utilizadores podem ainda exportar diferentes tipos de cabelos existentes em bibliotecas de outras plataformas e opções de vestuário. Estão ainda prometidas mais opções de personalização dos avatares ao longo do ano.
“As empresas inovadoras estão a explorar estas novas exigências, oferecendo experiências personalizadas e imersivas, como por exemplo na área de Gaming ou mesmo no metaverso”, destaca Jim Franzen, Responsável de Marketing e Vendas da Didimo.
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