Diogo Vasconcelos faleceu ontem em Londres, vítima de uma paragem cardiaca. Actualmente director da Cisco Systems International, cargo que ocupava desde Fevereiro de 2007, o gestor de 43 anos foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal nos últimos 10 anos.

Licenciado em Direito e Pós-Graduado em Direito de Comunicação e em Gestão para Licenciados em Direito, Diogo Vasconcelos liderou a UMIC, criada em Novembro de 2002 ainda como Unidade de Missão Inovação e Conhecimento que liderou os projectos para a área da Sociedade e Informação nos Governos de Guterres e Santana Lopes.

Entusiasta da Sociedade da Informação, Diogo Vasconcelos foi também mandatário Digital da candidatura de Anibal Cavaco Silva à Presidência da República e presidente da APDC, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Entre os vários cargos por onde passou contam-se a vice-presidência do PSD, assim como a Vice-presidência da Associação Nacional de Jovens Empresários e a fundação da Federação Académica do Porto. Foi também Co-fundador da primeira Capital de Risco independente portuguesa.

De acordo com a edição online no Expresso, depois de ter sido hospitalizado no domingo, devido a um enfarte, o seu estado de saúde deteriorou-se rapidamente e já não conseguiu recuperar de uma infecção generalizada no organismo.