O mundo está a mudar. O digital começa a tomar conta de diversos mercados e, inevitavelmente, é este o caminho que todos eles vão acabar por seguir. A área das comunicações não é diferente e é com base nesta lógica que a NFON funciona.
Hans Szymanski, diretor executivo da empresa, explicou na apresentação da empresa, que decorreu esta terça-feira em Lisboa, que o seu produto “é um sistema que vai ajudar e apoiar a transformação para a vida digital das empresas. É um sistema disruptivo e estamos convencidos que toda a telefonia clássica que existe hoje vai mudar para o digital nos próximos anos, sendo este o produto principal que a NFON oferece aos seus clientes.”
A NFON funciona, na empresa, como um telefone normal que em nada difere daqueles que utilizamos hoje em dia mas com a diferença de o serviço ser totalmente baseado na cloud. Fora da empresa as chamadas podem ser feitas sem qualquer problema (através do computador, smartphone, tablet) desde que exista uma ligação à internet.
A empresa começou na Alemanha, onde a solução é desenvolvida e onde os dados dos clientes são armazenados. Esta é, para a empresa, uma vantagem, uma vez que a Alemanha tem regras muito restritas no que toca à segurança de dados digitais.
Portugal é o 13º país a fazer parte do serviço. Hans explicou aos presentes na apresentação da empresa que Portugal “é um local importantíssimo para nós, tem mais de 2 milhões de estações telefónicas que podem ser convertidas para o digital”.
Nos próximos três a cinco anos, a empresa planeia investir entre três a cinco milhões de euros no sistema (em marketing, funcionários, etc.), mas, no entanto, “se realmente virmos que o crescimento arranca melhor do que o esperado e se desenvolve melhor do que as nossas expectativas, temos então a oportunidade de aumentar o investimento”, concluiu Hans Szymanski, que vê as pequenas e médias empresas como os principais futuros clientes da empresa.
Atualmente já existem 15 pessoas contratadas para trabalhar em Portugal diretamente com a empresa que espera conseguir duplicar este número brevemente.
Uma vantagem do serviço, além da portabilidade e da liberdade que oferece, é o facto de ser possível ter mais que um número num único telemóvel. No preço do serviço estão incluídos os updates necessários para o resto do tempo em que se mantiver como cliente da empresa.
Markus Krammer, diretor de marketing da NFON, explicou que “existe uma vantagem no serviço cloud que permite, caso exista uma falha do sistema principal, mudar para um segundo servidor de forma a garantir que o sistema continua operacional, ao contrário do que acontece nos serviços tradicionais”.
Os preços do serviço começam nos 4,90€ que inclui uma extensão e um único equipamento. Para aumentar para os três equipamentos, cada extensão do serviço vai custar 7,80€, estando incluído no serviço o acesso à aplicação para smartphones, o serviço de telefone virtual e o telefone fixo.
O cliente pode optar por, a qualquer momento, aumentar ou diminuir o serviço que subscreveu sem que os valores se alterem. O contrato assinado com a empresa não tem fidelidade, o que significa que todos os meses pode tomar a decisão de permanecer com o serviço que tem, alterar o contrato ou rescindir o mesmo.
Atualmente a empresa ainda não tem clientes em Portugal mas o interesse de algumas empresas já foi manifestado, tendo já sido realizados os primeiros contactos para avançar com a parceria.
O Skype for Business poderia ser um concorrente da NFON mas a empresa optou por se juntar ao serviço e oferece a possibilidade de poder integrar o Skype for Business nas soluções da NFON.
Pelo que o TEK observou durante os testes na apresentação da empresa o design, tanto da aplicação como do site através do qual os clientes podem aceder aos serviços, é bastante simples e intuitivo de forma a simplificar e facilitar ao máximo a experiência do utilizador. O serviço funciona muito rapidamente sendo que uma chamada foi realizada em menos de dois segundos.
De janeiro a junho a empresa cresceu cerca de 36% e é, atualmente, a líder no mercado europeu deste tipo de serviços na cloud. Em Portugal o serviço será assegurado pela Colt Technology mas a empresa trabalha em conjunto com diversas operadoras consoante o país em questão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários