Disponível para o "público em geral" desde o passado dia 29 de Setembro, o registo para o ".info", o primeiro dos domínios de topo aprovados recentemente pelo ICANN a entrar em funcionamento, teve de ser suspenso para manutenção .



A Afilias, consórcio de 18 empresas que ficou responsável pela gestão deste domínio de topo, implementou um sistema de registo online em tempo real, em que era possível ver se determinado nome já estava "tomado", proceder ao registo do nome, e lançar o site nesse endereço em minutos. Mas ao segundo dia de funcionamento, e devido à procura elevada que se fez sentir, começaram os problemas. O sistema acabou por ser suspenso às 10 da manhã do dia 2 de Outubro, Terça-feira, tendo sido restaurado ao fim do mesmo dia.



"Tivémos um grande número de pedidos para o registo de nomes e o sistema não estava a responder da forma como achámos que deveria", afirmou Roland LaPlante, vice presidente da Afilias, citado pela C|net. "Uma vez que não era possível solucionar o problema enquanto o sistema estivesse em funcionamento, decidimos pela suspensão para que os problemas técnicos pudessem ser resolvidos".



A Afilias concebeu o seu sistema com 70 delegados internacionais, que entre 25 de Julho e 27 de Agosto - o período experimental de registo reservado aos detentores de marcas - reuniram 50.000 nomes. O processo deveria ter sido disponibilizado ao público em geral a partir de 12 de Setembro, mas acabou por ser adiado devido aos ataques terroristas contra Nova Iorque e Washington, no dia 11 de Setembro.



Apesar do adiamento e da posterior suspensão temporária, Roland LaPlante caracterizou o lançamento do registo no domínio de topo ".info" como "muito bem-sucedido".




Notícias Relacionadas:

2001-09-11 - ICANN aprova domínios ".museum", ".coop" e ".aero"

2001-09-10 - ICANN quer reduzir número de membros eleitos por sufrágio Internet

2001-08-23 - ICANN "oferece" 5.000 endereços a empresas responsáveis pelos novos domínios

2001-07-06 - ICANN aprova domínio de topo ".name"

2001-05-16 - Domínios ".biz" e ".info" a funcionar ainda este ano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.