O domínio de topo ".cat" entrou em funcionamento, estando já disponível nos root-servers. Este nome Internet de cariz geográfico, aprovado pelo ICANN no passado mês de Setembro, visa promover a região espanhola da Catalunha.



O domínio fica disponível para representar, na Internet, todos aqueles que se expressam em catalão ou que estão directamente envolvidos na promoção da língua e da cultura daquela região da espanhola. O .cat é gerido pela Associació puntCAT e conta com o apoio de múltiplas entidades internacionais.



O domínio .cat insere-se no conjunto de TLDs (Top Level Domains) de cariz "regional" aprovados pelo ICANN, de que fazem igualmente parte o .eu, para a União Europeia, e o .asia, para a região da Ásia, mas é o primeiro que faz reflectir, num endereço de Internet, um grupo linguístico e cultural.



No seguimento da "divisão regional" dos nomes de domínio a que o ICANN deu luz verde, há já quem proponha TLDs para as grandes cidades do mundo, como .berlin, para a cidade alemã com o mesmo nome, ou .nyc, para a "big apple" americana.



Notícias Relacionadas:

2005-11-16 - Europa e EUA chegam a acordo na gestão internacional da Internet


2005-04-25 - Domínio .eu deverá estar efectivo no início de 2006

2005-03-24 - Domínio ".eu" recebe aprovação do ICANN

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.