Assinala-se hoje o segundo aniversário da abertura a todos os utilizadores do domínio de topo europeu, o .eu, que em dois anos já conseguiu alcançar os 2,8 milhões de registos, 300 mil dos quais feitos em 2007. Apesar destes números, o domínio continua a não estar em primeiro lugar entre os endereços de topo europeus.

A adesão dos portugueses é também reduzida, mesmo tendo em conta o peso da população de Portugal na UE. Segundo os números da EURid, a entidade gestora do domínio, a percentagem de domínios registados por portugueses. Nesta comparação os alemães estão à frente da lista europeia, com 31,4 por cento dos domínios registados embora a Polónia tenha sido o país que em 2007 registou maior crescimento.

Comparando com outros domínios utilizados a nível mundial, o .eu fica em oitavo lugar, naturalmente atrás do .com, que tem, 71,6 milhões de registos, mas também do alemão .de e do britânico .uk.

Saliente-se porém que 80 por cento dos domínios registados foram renovados e que a EURid indica que perto de 80 por cento dos nomes registados remetem para um sítio Web e ou servidor de correio electrónico activo.

Recorde-se que o domínio .eu foi inicialmente aberto a 7 de Dezembro de 2005 mas apenas permitindo registos de titulares de direitos de preferência. Só a 7 de Abril de 2006 se abriu os registos a todos os interessados.

Notícias Relacionadas:

2007-04-10 - Domínio de topo .eu encerra primeiro ano de actividade com 2,5 milhões de registos
2005-12-07 - Registo de endereços .eu aberto para empresas com marcas registadas