A partir de agora, qualquer cidadão pode registar o seu endereço online utilizando o domínio ".tel". Até aqui, esta possibilidade estava apenas aberta a empresas embora tenha sido ontem alargada a particulares.

Isto permite que, num único, sítio podem ser colocados dados como o número de telefone, endereço de email, conta Skype ou links para os perfis dos utilizadores em redes sociais. Na prática é criado um directório individual com todas as informações de contacto que o utilizador quiser publicar, ou seja, é criada uma espécie de lista telefónica online possível de ser acedida a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet.

As questões de privacidade e a visibilidade que se quer dar à página de contactos dependem da vontade do utilizador e podem ser personalizadas.

Durante a fase de registo para empresas e marcas comerciais, que durou dois meses, foram muitas as companhias que se apressaram a reservar o seu espaço, entre as quais a Google, Orange, Microsoft e Intel.

O registo do domínio pode ser feito a partir da Telnic que cobra, por enquanto, entre 250 a 350 euros pelos direitos do domínio durante três anos. A partir de 24 de Março, os preços baixam para os 14 a 25 euros pelo mesmo período de tempo.