A NeuLevel, empresa americano-australiana responsável pela gestão do domínio de topo (TLD - Top Level Domain) ".biz", anunciou que o novo domínio só vai ser lançado no dia 7 de Novembro - mais exactamente, ao primeiro segundo do dia, fuso horário da Costa Leste dos Estados Unidos (seis horas da manhã em Portugal) -, um adiamento em relação à data de 23 de Outubro anteriormente divulgada. Esta data, por sua vez, já era um prolongamente em relação ao dia 1 de Outubro antes anunciada (ver Notícias Relacionadas).



A partir do momento em que o TLD for activado, as empresas e outras partes interessadas poderão registar endereços dotbiz numa base de first-come, first-serve - quem registar primeiro um endereço é quem fica com ele. Doug Armentrout, director executivo da NeuLevel, explicou que a empresa "está a tomar cuidados adicionais para assegurar que os nossos sistemas vão suportar a procura inicial após a activação".



"Devido à recente procura significativa pelos novos TLDs, incluindo o ".biz", concluímos que precisamos de mais tempo para testar os nossos sistemas em conjunção com os nossos parceiros ´registrar´ - entidades que estão autorizadas a fazer registos de endereços com os novos TLDs -", acrescentou.



A empresa deseja assim evitar os problemas que a Afilias - companhia responsável pela gestão de endereços com o novo domínio ".info" tem vindo a enfrentar, após a activação do TLD em 1 de Outubro. Esta companhia foi afectada por inúmeras falhas técnicas provocadas pela inundação de pedidos de sites da Web com o novo sufixo relativo à comunicação social, o que atrasou a abertura da sua base de dados em vários dias.



Esta não parece ser, no entanto, a única razão para o adiamento, pois segundo o site NewsFactor o Tribunal Superior de Los Angeles lançou no dia 11 de Outubro um embargo que impede a NeuLevel de activar certos domínios dotbiz desejados por mais de uma entidade, recorrendo a um método semelhante a uma lotaria ilegal. A sentença proíbe a companhia de alocar endereços com o novo domínio em que mais do que uma companhia se tenha registado ou em que as empresas tenham entregue várias inscrições.



De acordo com as acusações, a NeuLevel encorajou as firmas a realizarem essa prática para que estas aumentassem a sua probabilidade de obter um endereço desejado. Contudo cada inscrição exigia o pagamento de uma taxa não-reembolsável de dois dólares (cerca de 420 escudos ou dois euros). Em resposta, a NeuLevel explicou que menos de 20 por cento dos URLs registados com o novo domínio tinham tido várias inscrições.



Outro domínio de topo que também vai ser lançado no início de Novembro é o ".museum", segundo um comunicado do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) - organização não lucrativa criada pelo governo norte-americano para a criação, atribuição e administração dos sufixos de sites da Web). O novo sufixo entrará em actividade quase um ano após ter sido criado e é o primeiro do grupo de três novos domínios reservado para entidades especializadas.



Ao contrário de TLDs bastante conhecidos, como o "com", e novos sufixos, como o ".info", os endereços de sites da Web com o sufixo ".museum" apenas serão atribuídos a museus e outras organizações ou indivíduos da área museológica.



O ICANN ainda não assinou acordos finais com os administradores dos outros dois domínios de utilização limitada - ".coop" para organizações cooperativas e ".aero" para a indústria de transportes aéreos - mas os seus responsáveis afirmaram num encontro no Uruguai, realizado no mês passado, que previam que todos os novos seis domínios - excepto o ".pro" para médicos, advogados e outros profissionais liberais - estariam completamente funcionais até ao final do ano (ver Notícias Relacionadas).



O novo TLD ".museum" será administrado pela MuseDoma - Museum Domain Management Association - criado pelo Conselho Internacional de Museus e pelo Fundo J. Paul Getty. Cerca de 500 museus já requesitiram endereços com o novo sufixo no processo de registo inicial que irá continuar até ao final de Outubro.



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