É um hábito cada vez mais comum dos portugueses: enquanto veem televisão, estão também a navegar na Internet. Muitas vezes a atividade online está justamente ligada ao que está a ser emitido na TV – basta ver por exemplo que às segundas-feiras de manhã o Secret Story, reality show da TVI, está quase sempre em tendência no Twitter.



Não é por isso de estranhar que 58% dos portugueses sejam adeptos do double screen, isto é, consumir Internet enquanto se está a ver televisão. E esta acaba por ser uma das principais conclusões do estudo “Um dia das nossas vidas na Internet” realizado pela empresa Nova Expressão em parceria com a Marktest.



Olhando para o estudo dos hábitos de utilização de Internet dos portugueses, é também fácil de perceber que o pico de utilização acontece depois do jantar, hora que é ocupada pelo prime time das televisões, querendo isto dizer que os dois meios terão de saber conviver entre si – e alguns formatos televisivos têm mesmo explorado esta tendência através do lançamento de aplicações móveis para interação em tempo real, como a RTP 5i.



E há uma outra tendência já verificada: 1,2 milhões de portugueses veem televisão através da Internet.



Outra conclusão em destaque é o facto de a Internet já ser o meio de comunicação que os portugueses mais consomem, dedicando em média 4,2 horas por dia à grande rede. A televisão segue logo atrás com uma média de 3,1 horas, com a rádio a conseguir um pouco menos de atenção – 3 horas.



Dos 929 inquiridos que disseram utilizar Internet, todos referiram usar o meio de comunicação para consultar e enviar emails. A segunda atividade mais popular é a publicação de conteúdos nas redes sociais, com 85% dos inquiridos a admitirem fazê-lo, a maior parte dos quais numa base diária. O messaging também está a viver uma fase positiva junto dos internautas nacionais ao colocar-se na terceira posição das atividades online mais populares.



O comércio eletrónico é outra das áreas em destaque já que 84% dos respondentes dizem ver produtos à venda em sites de classificados – como o OLX e CustoJusto - e 79% admitem fazer compras online.



O consumo de vídeos na Internet é outro dos grandes hábitos dos portugueses com 93% a indicarem fazer esta atividade. Outro grande grupo multimédia, o consumo de música, é feito por 91% das pessoas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.